Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

sábado, 17 de janeiro de 2009

Você pode acelerar o avanço da ciência.

Computação voluntária.

Imagine sair agora da frente do computador para tomar um café, e voltar mais tarde com a sensação de ter contribuído para resolver uma grande questão da humanidade.
.
Você pode ajudar a resolver questões globais como controle de doenças, a descobrir a cura do câncer a da AIDS, estudos sobre malária, previsão de estruturas de proteínas, com a determinação de formas tridimensionais de proteínas, Genética, Biologia Molecular, Climatologia, Astrofísica, contribuir com o LHC (Grande Colisor de Hádrons), com a previsão do clima, com pesquisas sobre estrelas de nêutrons, com a busca por inteligência extraterrestre, etc.
.
O programa BOINC - Berkeley Open Infrastructure for Network Computing (Infraestrutura aberta para computação distribuída da Universidade de Berkeley) torna isso possível. É um programa que usa a capacidade ociosa de processamento dos computadores, para analisar dados científicos. Todos os projetos que utilizam o BOINC são sem fins lucrativos, que não gerarão registro de patentes para empresas privadas.
.
Veja esse resultado impressionante da combinação da capacidade de processamento de computadores pessoais: O projeto World Community Grid já registrou mais de 1 milhão de computadores que realizaram, nos últimos quatro anos, o equivalente a 188 mil anos de processamento de dados em diversas áreas.
.
Eu contribuo em 9 projetos diferentes, por enquanto.


O voluntário acompanha estatísticas super completas, pode também emitir certificados de participação, pode analisar através do seus créditos, em que posição está com relação ao Brasil e ao mundo. Para ser voluntário, é muito simples:
.
Baixe o programa, http://www.setibr.org/2008/10/download.html, crie um login e senha, escolha algum projeto do seu interesse na lista, e mais nada. O programa envia os dados ao seu computador, eles serão processados e retransmitidos automaticamente.
.
Em outros países, os projetos de processamento distribuídos são muito melhor divulgados, com comerciais de TV, chamadas de rádio e notas frequentes nas seções de tecnologia de jornais e revistas.
.
Contribuir para a evolução da humanidade não tem preço!

Noel Gomes

2 comentários:

  1. Noel,

    Parabéns pelo blog e obrigado por ajudar a divulgar o BOINC !

    Abraço,

    Presciliano dos Santos Neto
    Fundador do SETIBR

    ResponderExcluir