Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Diga não ao açúcar

Droga legal é aquela rentável em arrecadação de impostos assim como o sal, o cigarro e o álcool, que encontramos em qualquer prateleira de supermercado. Elas são consideradas drogas, por dois motivos: Fazem mal a saúde, e viciam. Se muitos tentarem parar de usar, poucos vão conseguir.   

Uma delas é o doce veneno - O AÇÚCAR. Ele vai minando a saúde aos poucos, porém a grande maioria das pessoas fecha os olhos para o problema, por encontrá-lo facilmente, e por já estarem viciadas desde quando eram bebês engatinhando pela casa.

Conheça um pouco dos malefícios do açúcar:

O açúcar é desnecessário como alimento. O açúcar refinado é o resultado de um processamento físico-químico que extrai da garapa a sacarose purificada e anidra. O produto final é um carboidrato de elevado poder calórico e de liberação de glicose no sangue. Um alimento vazio de nutrientes, ao contrário, rico em aditivos e resíduos de um processo físico-químico, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um não alimento, zero de energia vital.

O que o corpo humano realmente necessita é de glicose, ou seja, o tijolo básico dos carboidratos, mas essa glicose pode ser facilmente obtida a partir de uma alimentação balanceada com frutas, cereais integrais, verduras, legumes, hortaliças e alguns tipos de carnes, que são consumidos diariamente.
.
Açúcar refinado é sempre excesso de energia, acima das necessidades reais. E uma vez ingerido, para onde vai este excesso?
.
- Depósito de gordura corporal nas vísceras, órgãos, sistemas...
.
- Maior demanda de energia metabólica (estresse metabólico) para contornar as desarmonias energéticas geradas;
.
- Envelhecimento precoce, pois a célula só usa o que necessita, todo o resto passa a ser um "estorvo" metabólico;
.
- Estímulo excessivo do pâncreas;
.
- Depressão do sistema imunológico, incluindo problemas como doenças repetitivas;
.
- Desmineralização orgânica, incluindo problemas de anemia, dentes e ossos;
.
- Subnutrição pela depressão de enzimas digestivas, portanto pobre aproveitamento e fixação de nutrientes e;
.
- Problemas digestivos, gases, constipações, etc.
.
Ao se consumir um produto extremamente concentrado, isolado, será exigido do organismo uma compensação química. Ou seja, serão seqüestrados cálcio e magnésio do metabolismo e das reservas. Então, indiretamente, o açúcar "ROUBA" do organismo depósitos destes minerais, e esta carência de cálcio, magnésio e ferro aumenta quanto maior a ingestão de açúcar.
.
Podemos afirmar então que o açúcar é descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante, um agente de desarmonização metabólica. E o pior, seus efeitos são lentos, acumulativos e insidiosos, vão minando a saúde dia após dia, ano após ano.
.
É importante lembrar que todo alimento classificado como carboidrato ou energético são assim denominados porque se transformam em glicose durante seu processo digestivo. Portanto, uma alimentação balanceada e consciente é a rota energética natural que mantemos as necessidades bioquímicas do corpo.
Isso explica por que povos antigos não necessitavam de açúcar extra.
.
Infelizmente, o brasileiro consome cerca de 200 gramas de açúcar/dia. Por extensão são cerca de 6 quilos/mês ou 72 quilos/ano.
.
Portanto, a cada 13 anos a pessoa consome 1 tonelada de açúcar. Então um cidadão brasileiro de 40 anos já fez passar pelo seu organismo algo como 3 toneladas de açúcar.
.
Um grande parcela dos aposentados brasileiros gastam boa parte da sua aposentadoria com remédios, devido a sua saúde minada inclusive por causa do consumo “legal” do açúcar durante toda a sua vida.
.
Muitos são viciados e que poucos conseguem largar, e assim como qualquer outra droga, quem larga o açúcar refinado vive mais......e melhor.

Fonte
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Consciente, Meditação e autoconhecimento. mctrucom@docelimao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário