Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

sábado, 17 de janeiro de 2009

Emoções - O guia completo

Todas as emoções que sentimos possuem forma física, mesmo que microscópicas. Supõe-se que a produção das emoções seja a farmácia mais sofisticada do universo, bem dentro de nossas cacholas.

Como funcionam?
Há uma parte do cérebro chamada hipotálamo, que é como uma pequena fabrica de pequenas cadeias de seqüência de aminoácidos, chamadas neuro-peptídeos. Esses peptídeos são responsáveis por determinadas emoções que experimentamos. Existem peptídeos que produzem emoções para a raiva, para a tristeza, para a safadeza, para a alegria, etc. Mas pra isso acontecer, eles tem que sair do hipotálamo e viajar pelo corpo.

Pra onde vão esses peptídeos?
No momento em que sentimos qualquer emoção, o hipotálamo reúne imediatamente os peptídeos correspondentes, depois os libera através da corrente sanguínea, fazendo com que encontrem seu caminho para centros ou partes diferentes do corpo pra se acoplar a um determinado grupo de células, como se fossem chaves encontrando fechaduras. Cada célula do corpo possui esses receptores de peptídeos, uma espécie de olhos das células para o mundo exterior. Uma única célula pode ter milhares de receptores em sua superfície.

Esta conexão peptídeo-célula, desencadeia toda uma cascata de eventos bioquímicos, emitindo esta emoção ao cérebro e ao resto do corpo. Indiscutivelmente, cada célula está viva e tem uma consciência. A célula é a menor unidade de consciência do corpo.

Viciados em emoções
As emoções dão cor e riqueza à nossas experiências. O problema é nosso vício. Se não conseguimos controlar nosso estado emocional, é porque estamos viciados nele. Nós atraímos situações que irão realizar os desejos bioquímicos das células do nosso corpo, criando situações que suprem nossas necessidades químicas, ou seja, alimentam o vício emocional.

Há pessoas que são viciadas e sentem prazer (emoção) em matar, em roubar, espancar, mentir, se fazer de vítima, humilhar, dar uma de malandro, ser o centro das atenções, outras pessoas se sentem estressadas todos os dias e não procuram se livrar disso, outras sentem prazer em falar mal da vida alheia, etc, etc, etc.

Todos os viciados nas emoções acima, inconscientemente fazem com que elas sempre se repitam, tanto quanto um nóia gosta da sensação das drogas, pois os vícios não são apenas físicos ou psicológicos, são também bioquímicos.

As pessoas que aprenderam a controlar totalmente suas emoções garantem que qualquer emoção humana pode ser dominada ou desligada em até 90 segundos, com mentalização aliada a respiração.

É mais fácil aprender a controlar as emoções, quando sabemos como elas funcionam.

Afinal de contas, suas emoções podem te fazer pensar ou agir sem o benefício do intelecto.

Noel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário