Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Visões do Futuro

Antes da lâmpada ser inventada por Thomas Edison em 1879, seria um absurdo pensar que um dia todos teriam energia elétrica abundante no mundo. Hoje, ela se tornou onipresente, ou seja, está em todos os lugares, todo mundo utiliza e ninguém se lembra que ela existe.

Antes do papel começar a ser fabricado em grande escala no mundo todo, ele era tão caro que só os monarcas tinham acesso a ele. Naquela época, seria um absurdo pensar que algum dia o papel seria tão abundante, descartável e onipresente.

Conheça algumas coisas que serão normais e abundantes no futuro, mas que agora soam como absurdo:

● Surgirão lentes de contato digitais transparentes, com acesso a internet.

● Os aparelhos de fax transmitirão objetos 3D.

● Os computadores serão onipresentes, o acesso a computação estará em toda parte. Nas paredes, nos punhos, nas privadas, nos pontos de ônibus, etc. Nem vamos perceber a sua presença, assim como a energia e o papel. Eles serão operados por comando de voz, transformando os teclados e mouses obsoletos e opcionais.

● Os monitores serão tão finos, flexíveis, baratos, descartáveis e onipresentes quanto o papel.

● A internet vai se transformar numa espécie de espelho mágico de conto de fadas, capaz de falar com a mesma sabedoria da raça humana. Ela também vai ser acessada não só por humanos, mas também por objetos, que terão microprocessadores embutidos.

● Nossas casas serão totalmente computadorizadas, os mordomos serão virtuais, vão representar nossa família na internet e vão operar dezenas de objetos que se comunicarão entre si dentro da casa.

● Os avanços da física possibilitarão o domínio da tecnologia dos supercondutores e da fusão nuclear.

● As televisões serão holográficas tridimensionais a fusão nuclear.

● Nanotecnologia: Surgirão máquinas do tamanho de moléculas.

● Os óculos só existirão em museus. Nossos olhos enxergarão macro e microscopicamente. Imagine enxergar tão longe como se estivesse utilizando um telescópio, e tão perto como se estivesse utilizando um microscópio, tudo controlado através da sua vontade.

● Exoesqueletos multiplicarão a nossa força e diminuirão nosso cansaço. Se não quiser usá-lo, basta pendurá-lo no cabide.

● Muitos robôs vão trabalhar no lugar de muitas pessoas.

● As armas em geral terão um sistema de sensores chamado “Reconhecimento Dinâmico de Empunhadura”, e só o próprio dono vai conseguir atirar.

● Por volta de 2020, qualquer pessoa na Terra terá seu código genético pessoal de DNA armazenado em um CD, e as conseqüências serão profundas: Muitas doenças genéticas serão eliminadas, injetando-se o gene correto nas células das pessoas.

● O ser humano será capaz de orquestrar a constituição física e até mental de seus filhos.

● Placas de estrada, sinais de transito, seu carro, seu telefone, seu GPS, todos serão conectados e ajudarão a nos direcionarmos no futuro.

● Os taxis do futuro não precisarão de motorista, com dirigibilidade por vídeo, equipados com GPS, mapas e internet banda larga.

● Os dispositivos dos carros serão personalizados, e o painel de informações será no próprio parabrisas, que será um grande monitor. Poderemos mudar de lugar, aumentar ou diminuir com um simples toque no para-brisas componentes como o velocímetro, retrovisores, relógio, conta-giro, MP3, radio, computador, e outras coisas que ainda nem conhecemos. Esse grande monitor vai mostrar imagens de câmeras, nos proporcionando enxergar através do escuro, da chuva, em infravermelho, etc.

● Os carros terão diversos computadores, diversas câmeras e micro sensores, um sistema de auto-freio, e algum dia ninguém mais no mundo vai sofrer um acidente de carro e nunca mais haverá colisões. No caso de uma possível colisão o computador central do carro assume o comando, pois o carro não fica com sono, não fala ao celular e dirige ao mesmo tempo, não dirige bêbado e não se distrai. Também vão monitorar seus olhos e feições pra saber se você é o dono, e se você está bem pra dirigir.

● Os vídeo games terão comandos pelo pensamento. Será por leitura das informações do próprio cérebro, com a ajuda de um capacete especial. O comando que você pensar, vai acontecer na tela.

● Haverá um mistura de objetos, pessoas e paisagens reais, com imagens e projetos gerados em computador. Daqui a 30 anos você vai assistir uma peça de teatro ao vivo, sem saber se o cenário e os personagens são reais, virtuais ou holográficos.

● Poderemos assistir aos primórdios dos foguetes capazes de alcançar as estrelas próximas e projetos para a formação das primeiras colônias no espaço

● Os robôs e computadores terão capacidade muito superior a dos humanos, e só haverá uma forma do ser humano não deixar de ser dominante neste planeta: juntando-se a eles. Num futuro não muito distante, começaremos a dominar a capacidade para upgrades corporais e cerebrais. Isso é uma certeza, e devemos considerar que o trem já saiu da estação. A fusão homem-máquina será inevitável, e vai dar início a uma nova era. O ser humano nunca mais será o mesmo.

Tenha certeza de uma coisa:
Se no futuro você for apenas um ser humano.....você já era ! !

Fontes
1 - Livro “Visões do Futuro” - Michio Kaku - Previsão dos 150 maiores cientistas do mundo, e 27 deles são ganhadores de premio Nobel.
2 - Programa - “Mundo do Futuro” - Discovery Channel.

Noel Gomes

6 comentários:

  1. Certo negro. Gostei pra caramba do seu blog. Não li tudo, mas até onde li da pra ver que vc te o maior trabalho para desenvolvelo. Parabens.

    Dunha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E ai Noelito ficou muito interesssante,viaja só, em vez de termos velhos jogando ``Bocha´´ teremos ``velhos jogando video game´´rsrsrsrs!!!e nós seremos os velhos do futuro.

    ResponderExcluir
  4. sem comentáro esse é o tipo de futuro que todos esperamos. adorei o texto ficou firmeza...

    ResponderExcluir
  5. O q esperar do mundo é um mistério que estamos tentando desvendar, um mistério chamado Futuro que pelo visto vc já está obtendo resultados...
    Baseados em senso - comum ou método cientifico?

    Bruno e Talita

    ResponderExcluir