Uma usina no Sul da Espanha gera tanto eletricidade, quanto resultados positivos para o meio ambiente: a primeira usina do mundo movida inteiramente pela energia do Sol.
Ela usa radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. O calor natural aquece a água, que vira vapor a 400ºC, e vai para dentro de uma torre de 160 metros para mover as turbinas que produzem energia elétrica, sem poluir o meio ambiente.
Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis, sempre alinhados com o Sol para refletir o máximo de luz, direto para a torre de captação. É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo.
Abastece 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km.“Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha, e é de graça”, diz o engenheiro responsável pela produção de energia. E o melhor de tudo: evita que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.
É uma tecnologia que pode servir a sociedade em qualquer parte do planeta, inclusive no nordeste do Brasil, onde o que não falta é Sol. Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro.
O Brasil tem um grande potencial para a adoção deste recurso, entretanto não usufrui desse potencial. Além de beneficiar o meio ambiente, o desenvolvimento dessa tecnologia geraria mais empregos, beneficiariam comunidades rurais, e resultaria num índice menor de êxodo rural e melhor distribuição de renda, dois fortes problemas no desenvolvimento do Brasil.
Enquanto isso, o governo brasileiro vem conduzindo de forma anti-democrática, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará, que vai desalojar comunidades indígenas e ribeirinhos, inundar enormes extensões de terra, destruir a fauna e a flora, levando a escassez de alimentos e fome para as populações locais.
O Brasil tem muito o que aprender, e é preciso ter humildade para aprender com quem sabe. É uma pena que nos últimos 8 anos, o que vimos foi um mar de arrogância e despreparo do governo brasileiro em lidar com diversas situações.
O Brasil tem muito o que aprender, e é preciso ter humildade para aprender com quem sabe. É uma pena que nos últimos 8 anos, o que vimos foi um mar de arrogância e despreparo do governo brasileiro em lidar com diversas situações.
BRASIL... ñ aprende nunca! kkk legal a materia noel, abraço.
ResponderExcluirÉ através de contratos superfaturados com as empreiteiras que se sustenta a corrupção das pessoas que estão no poder. Se fosse contratar internacionalmente a tecnologia espanhola, ficaria difícil. E muito poucos governantes conseguem controlar a massa governamental corrupta para buscar desenvolvimento ao país. Principalmente em regiões paupérrimas como o nordeste brasileiro, onde o povo, sem instrução, não reivindica nada. Pelo contrário, aprova o governo, num falso sinal de está tudo bem.
ResponderExcluirSorte dos espanhóis, demonstraram que também estão na vanguarda do mundo, com relevante contribuição na busca de energias sustentáveis para este esguelado planeta.
Valeu, Noel.
Vah
Eu tenho uma idéia excelente tbm, porém não sei como colocala em prática! Trata-se de uma usinha solar bem menos complexa que essa e geraria entorno de 600° enquanto essa gera 400°... Parabéns pelo criador desa usina aí!
ResponderExcluirVoce que acreditou nesse texto, é tudo sensacionalismo para um público corneteiro e ignorante. Veja o resumo BP energy outlet. Veja quanto o Brasil produz de energia comparado com os outros países e como. Voce vai se surpreender.
ResponderExcluirJá adianto que em 2011 ainda não produzimos 1KW se quer que não seja de Hidrelétricas e Usinas Nucleares, ou seja, LIMPA! Enquanto EUA, Europa, China não param de queimar óleo e queimar carvão para produzir energia.
Sim, nossa energia é uma das mais limpas do mundo, orgulhe-se disso em vez de ficar cornetando o país por qualquer coisa que leu na internet.
Consideramos uma usina hidrelétrica limpa, quando estamos assistindo bem de longe seus impactos ambientais. Aposto que milhares de populações ribeirinhas e dezenas de espécies silvestres não vêem nada de limpo nisso. A tendência das nações preocupadas com o meio ambiente é desenvolver novas tecnologias pra gerar energia sem danos ao meio ambiente. Isto sim é "energia limpa".
ResponderExcluirQUe Belo Monte é nociva para o meio ambiente e consequentemente para o ser humano todo mundo já sabe, apesar do anônimo acima provavelmente fazer parte de uma minoria beneficiada com a usina do Pará.
ResponderExcluirAgora, gostaria muito de saber qual a grande vantagem na usina hidrelétrica com relação a energia solar e a eólica, já que estas não têm impacto ambiental nenhum, são fontes renováveis e o custo é infinitamente inferior.
Se tirar o fator político/corrupção, não há explicação de forma inteligente e evolutiva.
Abs
Mas concordo que para combater um sistema corrupto tão sedimentado, é necessário apresentar informações e argumentos mais fortes precisos, como por exemplo como exatamente Belo Monte irá impactar negativamente o meio ambiente, área devastada, rios que não existirão mais, área da floresta que será inundada, espécies de animais que serão extintas do local, e qual é a consequência disso tudo no âmbito científico, no curto e longo prazos.
ResponderExcluirOk, contribui para o aquecimento global. Mas qual o processo, como isso ocorre exatamente.
Sinto falta desse tipo de informação, imagino este caso como num tribunal de justiça, que pede provas como argumento.
Acredito que assim seria mais delicado para o governo manter sua posição sobre esta usina. E pricipalmente, que estas informações seja de domínio público para que a sociedade possa exercer uma pressão mais consistente e com mais poder.
Abs
Beto, a grande vantagem de qualquer usina hidreeletrica sobre as outras solucoes como solar e eolica é a sua eficiencia.
ResponderExcluirBelo monte por exemplo vai gerar uma media de 4700 MW enquanto essa usina solar (que o autor nao citou o nome: PS10) gera apenas 11MW . Pesquisei no google a PS10 custou por volta de 35 milhoes de euro. Ja o Belo monte vai custar 30 milhoes de reais.
ou seja vai custar um pouco mais barato que essa usina solar e vai produzir 500 vezes mais
Parabéns!!! Vou procurar mais a respeito, para escrever sobre o tema...
ResponderExcluirSabe o que eu acho? Que se o homem ainda não tem a tecnologia de energia 100% limpa, seja na forma de captação da energia ou no impacto ambiental que ela pode causar, ele NÃO TEM DIREITO de ter o que tem. É SIMPLES! As pessoas querem ter televisão 24 hrs (apenas um pequeno exemplo) mas não pensam que pra ter essa televisão, milhares de vidas (fauna, flora, humana) estão tendo que se sacrificar e até serem extintas por isso, inclusive nós mesmos porque impacto ambiental engloba aquecimento global, aumento da poluição do ar, escassez de terras férteis para plantio e consumo, entre dezenas de outras coisas, ESTAMOS ACABANDO COM O EQUILÍBRIO! As grandes cidades estão consumindo o que não tem direito de consumirem, as pessoas conseguem viver sem a televisão só que não conseguem viver sem água limpa, alimentos saudáveis e ar puro para respirar, ao contrário disso virão doenças, escassez de alimento e água etc.
ResponderExcluirEm países desenvolvidos existe um tipo de energia que é captada pelos passos das pessoas, escolas, estações de trem, shoppings utilizam essa tecnologia que é simples: cada pessoa que caminha no ambiente está gerando energia pelo contato dos passos com o chão. Existem diversas maneiras para evitar a construção da hidrelétrica de Belo Monte, mas o governo tá trabalhando tão bem nisso que consegue cegar seres humanos ao ponto de falar que UMA HIDRELÉTRICA É ENEGIA LIMPA! Acorda gente, se cada um fizer sua parte e não achar que é REI DO PLANETA TERRA, as coisas podem melhorar e muito!
Ainda tenho esperanças que essa droga de hidrelétrica não aconteça.
Concordo plenamente Ana Luisa Sampaio!!!
ResponderExcluir