Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

domingo, 1 de agosto de 2010

A fórmula da imortalidade.

“Se o envelhecimento é um fenômeno físico em nossos corpos, o avanço da medicina poderá atacar a velhice da mesma forma que ataca as doenças”, diz o cientista. Para isso, ele diz que será necessário solucionar os seguintes problemas:

Combate à degeneração celular:
As células que formam os tecidos de órgãos vitais como o cérebro ou o coração deixam de se renovar após um tempo. Para evitar esse processo, seria necessário encontrar formas de estimular o crescimento e a reposição delas – algo que poderia ser feito, em tese, por transfusões periódicas de células-tronco projetadas para substitui-las.

Eliminação das células não desejáveis:
Novas tecnologias poderão combater a proliferação de células de gordura responsáveis por doenças como o diabete e de outros tipos de células danosas – como as que se acumulam na cartilagem das juntas do corpo. A dificuldade é eliminá-las sem danificar as células saudáveis.

Mutação nos cromossomos e nas mitocôndrias:
O câncer é o dano mais conhecido causado por essas mutações nos cromossomos. Para combatê-lo, será preciso eliminar as enzimas responsáveis pela resistência das células cancerígenas. As mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia das células, também são suscetíveis a mutações que precisam ser eliminadas.

Acúmulo de lixo dentro e fora da célula:
O “lixo celular” é formado por resíduos da atividade celular e causa vários problemas, como arteriosclerose. Uma forma de combatê-lo é encontrar enzimas que devorem esses resíduos. Os fluidos onde as células estão imersas também acumulam materiais nocivos. Para combatê-los, é preciso encontrar uma forma de renová-los. Caso a medicina não consiga resolver esses problemas, outra saída seria contar com ajuda de máquinas, como nanorrobôs implantados em nosso corpo para limpar as células.

Por enquanto, o maior defensor dessa tese é o controvertido bioquímico Aubrey De Grey, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

5 comentários:

  1. este é um otimo assunto voçê viu como a ciencia é surpreendente eu tenho certeza que se todos se preocupassem um pouco com isso e estudassen para ter um pouquinho de conhecimento fariamos um planeta melhor mas a ignorancia de muitos preferem fazer igrejas metodicamente imensas para adorar sei lá oque ou quem em vez de pensar no futuro da humanidade eles preferem fazer uma reconstituição de bilhoes de reais de um templo de adoração do passado para arecadar mais e mais dinheiro (fica aqui minha indignação com a construção desse novo templo da igreja universal). imagina esse dinheiro, estimulando a criação de novos centros de pesquisa para o desenvolvimento humano não seria milhões de vezes melhor????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Religião é como veneno de rato, a parte doce , mata.

    ResponderExcluir
  3. bem a ciencia e vida , mas qm a fez? por isso os critão amam e c devotam a igreja.
    3 huras pra ciencia
    hip hip hura
    hip hip hura
    hip hip hura!
    a ciencia acima d tudo meu irmão da ciencia!

    ResponderExcluir
  4. ñ c esquecam q boson de higgs e a origem da vida

    ResponderExcluir
  5. por isoo ñ c preocupam . uma particula q a CIENCIA
    descobriu e revelou ao mundo

    ResponderExcluir