O ônibus brasileiro movido a hidrogênio foi apresentado em São Paulo. Ele utiliza hidrogênio como combustível, liberando apenas vapor de água no escapamento.
.
"O Brasil é um dos cinco países do mundo que dominam essa tecnologia, e o único entre esses países que detém uma tecnologia híbrida como segunda opção para o ônibus a hidrogênio: a eletricidade.
.
Este ônibus possui autonomia de rodagem de 300 km com o hidrogênio, e consegue rodar mais 40 km utilizando a energia reservada nas baterias.
Também conta com um dispositivo de regeneração do sistema de frenagem (aproveitamento do calor), semelhante ao empregado na Fórmula 1, no qual a energia é armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior potência na movimentação do veículo (em subidas, por exemplo).
.
Além do uso diferenciado de alguns sistemas, a arquitetura e a concepção inovadoras levam a um custo final 30% mais barato do que os existentes no mundo.
.
O Brasil é o maior mercado consumidor de ônibus do mundo, e pode se tornar o maior exportador dessa tecnologia super limpa.
.
Este ônibus não agride o meio ambiente, umidifica o ar das grandes cidades e pode reduzir drasticamente os custos de internações por doenças respiratórias. Nove pessoas morrem por dia só em São Paulo devido a doenças respiratórias causadas principalmente pelos gases que saem dos escapamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário