Esta é Encedalus, a sexta maior lua de Saturno. 3 fatos são muito interessantes sobre esta pequena lua de 498 km de diâmetro:
1
Ela é uma lua com a superfície coberta de gelo, e possui uma região de grande atividade onde vapor de água e partículas de gelo espirram por rachaduras na superfície e são projetados para o espaço a grandes altitudes.
Eles saem de fissuras, que tem cerca de 130 quilômetros de comprimento e 2 de largura,e expelem cerca de 250 kg de vapor de água a cada segundo.
Devido à baixa temperatura da superfície da lua, essa água deve existir na forma de oceanos abaixo da camada de gelo que recobre sua superfície, mas não há ondas em Encéladus.
Os jatos acontecem por causa da ação gravitacional que saturno exerce sobre a lua, é suficiente pra estar sempre comprimindo e expandindo essa lua, causando fricção nas camadas de gelo, criando energia e expelindo os jatos.
2
O curioso é que estes jatos são potentes, que uma parte deles escapa da gravidade da lua e abastece o anel mais externo e extenso dos anéis de Saturno, o chamado anel E.
É é a única lua do Sistema Solar conhecida por influenciar a composição química do seu planeta-mãe.
3
Os instrumentos da sonda espacial Cassini não encontraram apenas íons de água carregados negativamente, mas também indícios de hidrocarbonetos carregados negativamente, além do cloreto de sódio, o sal de cozinha, os cientistas descobriram que as partículas de gelo do anel E também contêm carbonatos.
"Os carbonatos determinam um pH levemente alcalino. Se a fonte líquida for um oceano, ela poderá oferecer um ambiente adequado para a formação dos elementos precursores da vida, ou seja, Enceladus é um dos lugares com maiores chances de se encontrar vida em nosso Sistema Solar.
Lá, assim como na Terra há bilhões de anos atrás, estão presentes os três principais ingredientes necessários à vida: os elementos químicos básicos, uma fonte de energia e água, ou seja - moléculas orgânicas simples, água e calor.
Há 50 anos atrás, água fora da Terra era impensável. Hoje, através de equipamentos de última geração, sabemos que os planetas nas zonas habitáveis são calculados aos bilhões, e é bem provável que estejamos assistindo ao início do surgimento da vida em outros lugares além da Terra, sem precisar ir virtualmente muito longe.
Taí um dos fatores mais interessantes da Cosmologia: Quando se tem alguma curiosidade sobre o Cosmos, ele te apresenta uma série de novos mistérios que te obrigam a fazer novas perguntas.
Isto é uma prova que não há evolução sem questionamentos, e que sem dúvida os mistérios movem o mundo.