ISS sobre o Oceano Atlantico, uns 1000 km mar adentro, vista do Ipiranga em São Paulo.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Lovejoy, o cometa surpeendente.
Este é o cometa Lovejoy, que ficou bem visível a olho nu nos últimos 30 dias, sempre um pouco antes de amanhecer em São Paulo....mas o tempo sempre nublado não nos ajudou a vislumbrar esta maravilha.
Lovejoy vídeo - Tazman New Zealand - 22/12/11
23 de Dezembro de 2011, Guillaume Blanchard, Chile |
O Cometa Lovejoy visto da Estação Espacial. |
Lovejoy viaja a um milhão de km por hora e possui esta bela calda com milhões de km de comprimento, que é gigantesca se comparada com a Terra, que mede apenas 12.756 km de diâmetro.
Descoberto pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy 27 de novembro passado, é classificado como "cometa de Kreutz" - família de cometas que não costumam sobreviver a passagem em torno do Sol por que se aproximam muito dele, mas acabou contrariando as regras da astronomia e espantou astrônomos do mundo inteiro, pois sua destruição era unanimidade entre os especialistas.
Imagem: 23 de Dezembro de 2011, Colin Legg, Austrália |
Ele orbitou o Sol a apenas 140.000 km de distância dele e não foi aniquilado. É como se colocássemos um cubo de gelo bem perto de uma fogueira gigantesca. Depois de algumas horas teríamos certeza que o gelo teria sido evaporado, mas lá estaria ele firme e forte.
Agora Lovejoy está prestes a mergulhar nas profundezas do espaço para completar mais uma órbita, que deve durar cerca de 314 anos.
Video do Lovejoy contornando o Sol - Crédito: Nasa
Assinar:
Postagens (Atom)