Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Golaço brasileiro na copa 2014.

Se tudo der certo, um jovem tetraplégico com o uniforme da seleção brasileira irá andando até o meio do campo e dará o pontapé inicial do jogo de abertura da Copa de 2014 no Brasil. 

O ‘milagre’ virá do brasileiro Miguel Nicolelis, que há 17 anos é chefe do laboratório de neurociência da Universidade Duke nos Estados Unidos, e está à frente do projeto “Walk Again”, (andar de novo) que envolve duas instituições alemãs, uma suíça, a Universidade de Duke e o seu instituto, o Instituto Internacional de Neurociências de Natal-RN.
Este projeto visa a criação de uma estrutura robótica para fazer que tetraplégicos voltem a se movimentar com autonomia completa, apenas com a força do pensamento.
"Estamos concluindo a primeira fase, demonstrando que é possível extrair sinais de controle motor de todo o corpo. Já mostramos que isso é valido para os membros superiores e inferiores e agora podemos controlar o balanço e o equilíbrio, o que é fundamental para andar, diz Nicolelis”.

Miguel Nicolelis
Candidato ao prêmio Nobel de medicina, este paulistano da Bela Vista e palmeirense roxo é a maior autoridade em neurociência em todo o mundo. Sua pesquisa sobre a tentativa de curar o mal de Parkinson o tornou o primeiro brasileiro a ter uma pesquisa publicada na capa da revista Science, a maior revista científica do mundo. 

O MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, classifica Miguel como o criador de uma das dez tecnologias que vão mudar o mundo.

Se tudo der certo, este pontapé inicial será um feito histórico para a ciência brasileira aos olhos do mundo, ao ponto em que talvez não daremos muita importância ao resultado do jogo.

Um pequeno chute para o homem, um grande passo para a ciência brasileira......e para a humanidade.


Créditos