Blog dedicado a fatos científicos surpreendentes

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dois impactos na Lua em 09/10/2009 as 08:30.

Existem alguns lugares da Lua que jamais foram atingidos pela luz solar. Em suas profundezas, pode estar escondido um tesouro de grande valor, prestes a ser descoberto: Água. Nesta semana, todos os telescópios do mundo estarão apontados para a Lua, para observação de dois impactos programados pela Nasa.
.
O primeiro a se chocar será Centauro, que atingirá a cratera numa velocidade de 9.000 km/h. Uma nuvem de fragmentos irá se expandir 6 km acima da superfície da Lua, e se espalhar por 40 km em todas as direções.
.
Se houver gelo nessa nuvem, suas moléculas serão quebradas pela ação dos raios ultravioletas do Sol. Esse material será analisado pela sonda LCROSS que penetrará nessa nuvem de fragmentos e também se chocará contra a cratera, 4 minutos depois.
.
Esta é a primeira etapa de preparação para missões de exploração habitada.
.
Imagens dos impactos serão feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, por vários telescópios da Terra e pela própria sonda LCROSS que estará registrando o impacto a 50 km de distância.
.
Os impactos serão transmitidos ao vivo pela NASA TV, e pelo site Apolo11 na próxima sexta-feira - 09 de Outubro, as 08:30 da manhã.
.
Vídeo de simulação
http://www.youtube.com/watch?v=-0ZiYFbenrY

Novo Hubble estreia em grande estilo

Veja as imagens...

Estrela gigante tem cauda do tamanho do Sistema Solar

A estrela gigante Betelgeuse emite gigantescas quantidades de massa no espaço, formando uma espécie de cauda tão grande quanto o Sistema Solar inteiro. As escalas mostram o Sol e o Sistema Solar, para dar a dimensão da estrela e de sua cauda. [Imagem: ESO]